Registros compartilhados nas redes sociais neste domingo (29) pegaram de surpresa e assustaram turistas e moradores de Armação dos Búzios. A Rua das Pedras, um dos principais pontos turísticos da cidade, foi coberta por pó de pedra, em efeito semelhante a uma camada de cimento. No entanto, o local é tombado como patrimônio histórico e cultural do Rio desde 2019, o que torna proibida qualquer destruição ou modificação daquilo que justamente, define a rua.
O local ganhou as pedras tão características na década de 1970, como uma iniciativa dos próprios moradores e comerciantes locais. A mãe da atriz Alexia Dechamps, que mora desde 1964 na cidade, foi uma das pessoas que acompanharam e ajudaram na concepção da Rua das Pedras — também pensada para evitar o fluxo de carros, e tornar a passagem exclusiva para pedestres.
A atriz denunciou a aplicação de cimento, afirmando que nenhum morador ou comerciante foi consultado sobre a obra que, foi feita ainda nesta semana, “na calada da noite”. Para a atriz, uma mudança que afeta um local considerado patrimônio de Búzios, não deveria ser realizado pela prefeitura, sem um plebiscito municipal.
Procurado pelo TEMPO REAL, o prefeito Alexandre Martins (Republicanos) disse que a obra se deve à grande circulação de pessoas na Rua das Pedras, e já é realizada a cada dois anos, como forma de manutenção, para garantir segurança e acessibilidade. E afirma não se tratar de cimento.
“O objetivo dessa ação é prevenir acidentes, como quedas, e facilitar a locomoção, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, crianças, idosos e usuários de carrinhos de bebê. A manutenção consiste na aplicação de pó de pedra nos espaços entre as pedras do calçamento. Essa medida melhora a uniformidade do piso, promovendo mais conforto e segurança para o alto fluxo de pedestres durante a alta temporada” diz a nota.
Os moradores discordam. E afirmam que, ao contrário do que diz o prefeito, a obra não é realizada a cada dois anos, sendo essa, a primeira vez que a rua sofre esse tipo de intervenção.