Já quase de saída, parece que finalmente o outono dará as caras no Rio de Janeiro. Depois semanas do atípico calor para a estação, a chegada de uma frente fria vai derrubar a temperatura em até 8ºC a partir deste sábado (25). As máximas ficam em 24°C nos dos dias do fim de semana, com mínimas de 21ºC e 20ºC, respectivamente.
E preparem suas capas e guarda-chuvas: da tarde de sábado até a manhã de segunda-feira (27), o sol deve ceder espaço para as nuvens carregadas, com possibilidade de chuva a qualquer hora. Segundo o Climatempo, a chance de precipitação é de 59% neste sábado, aumentando para 85% no domingo (26).
Os ventos devem ter maior presença no sábado, chegando a 15 km/h. Nos demais dias, ele será sentido apenas como uma brisa, ficando em 5 km/h.
Balneabilidade das praias
Para quem a chuva fraca não afasta a ideia de ir à praia, a recomendação é que o banho de mar seja evitado. Pancadas de chuva que caíram na cidade após o fim da onda de calor afetaram a balneabilidade de diversos pontos da orla carioca. Elas, ao “lavarem” as ruas, acabam levando a sujeira e o esgoto em direção ao mar.
Segundo o último boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), divulgado em 20 de maio, as praias do Arpoador, Ipanema, Leme, e Botafogo estão completamente impróprias para banho, que também não é recomendado na Praia do Flamengo, na foz do Rio Carioca; no Leblon, em frente à Rua Afrânio de Melo Franco; na Barra da Tijuca, nas proximidades do Quebra-Mar e do 2º GBM (Bombeiros); e na praia de Copacabana em quase todos os pontos, com exceção da área em frente à Rua Francisco Otaviano. A medição do Inea não foi realizada na praia da Joatinga.
A vizinha Niterói, que não foi tão afetada pelas chuvas, segue com boa balneabilidade em grande parte das praias. As únicas não recomendadas são Jurujuba; Eva; Charitas, nos arredores do Clube Naval; e São Francisco, em frente à Igreja São Francisco e à Rua Caraíbas.