As comemorações do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1), serão sob os efeitos da onda de calor que atinge o Rio de Janeiro. Os termômetros devem chegar a 36ºC neste dia 1° de maio, quando o usual para o outono fluminense são máximas de 27ºC, nove graus a menos. A mínima prevista é de 23ºC.
Além da previsão de dia ensolarado e sem previsão de chuvas, a umidade do ar requer cuidados porque estará relativamente baixa nos próximos dias, em torno dos 30%.
Quem vai sair para comemorar o feriado deve evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h; e os que preferirem descansar em casa, a recomendação é umidificar o ambiente, seja por meio de vaporizadores ou de recipientes com água. Em todos os casos, o reforço na hidratação não deve ser esquecido: sempre beber bastante água.
Por definição, uma onda de calor ocorre quando as temperaturas ficam, no mínimo, 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais. As altas temperaturas começaram neste domingo (28) e devem perdurar acima de 30°C até o dia 10 de maio.
Balneabilidade das praias
Uma boa opção para curtir o feriado, as praias da Zona Sul e Zona Oeste da capital estão quase que totalmente próprias para banho, segundo o último boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A única ressalva na capital são os pontos da praia da Barra nas proximidades do 2º GBM (Bombeiros) e no Quebra-Mar.
Na vizinha Niterói, o banho está liberado na maioria das praias da Baía e em todas da Região Oceânica. Na cidade, apenas as praias de São Francisco, em frente ao nº 233 da Avenida Quintino Bocaiúva e à Rua Caraíbas; Charitas, ao lado direito do Clube Naval; e Jurujuba, nas proximidades do nº 1565 da Avenida Carlos Ermelindo Martins não são recomendadas.