O presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), Ricardo Couto de Castro, assumiu interinamente o governo do estado a partir desta quinta-feira (29). O chefe do Judiciário, que precisou adiar uma viagem programada para este fim de semana, ficará à frente do Palácio Guanabara durante a viagem do governador Cláudio Castro (PL) ao exterior.
Ricardo Couto é o terceiro na linha sucessória do estado, mas chegou ao posto em razão da renúncia do vice-governador Thiago Pampolha e do afastamento do presidente titular da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Delaroli quase chegou, pela primeira vez, ao comando do governo do estado
Quem quase assumiu o comando do Executivo estadual foi o presidente em exercício da Alerj, Guilherme Delaroli (PL), já que o presidente do TJRJ tinha um voo marcado para a Europa. No entanto, após receber um ofício da Casa Legislativa comunicando a saída de Castro, Ricardo Couto adiou a viagem.
“Por não se tratar de assunção de cargo por vacância, o presidente do Tribunal de Justiça não precisará se desincompatibilizar da presidência do TJRJ. Diante da comunicação da viagem do governador, o presidente do Tribunal de Justiça teve que adiar a viagem agendada para este fim de semana, também ao exterior”, informou o órgão, por meio de nota oficial.

