Presidente reeleito da Câmara de Vereadores de Itaguaí, Aroldo de Jesus (PDT) assumiu a prefeitura da cidade de forma interina nesta quarta-feira (1º), até que a Justiça Eleitoral decida se o prefeito eleito em outubro, Dr. Rubão (Podemos), poderá ficar no cargo ou se será convocada uma nova eleição.
Rubão teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que entendeu que ele não poderia concorrer a um terceiro mandato consecutivo.
Isso porque, em 2020, ele assumiu a prefeitura interinamente após o impeachment do então prefeito Carlo Busatto Júnior (Charlinho) e do vice. Em seguida, foi eleito prefeito e seguiu no cargo. O TRE considerou que agora ele seria empossado no cargo pela terceira vez consecutiva, o que é vedado pela legislação.
Apesar dos argumentos de sua defesa, que alegou que Rubão havia assumido o cargo de forma interina e, portanto, sua candidatura não configuraria reeleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do TRE, impedindo sua posse.
O julgamento final sobre o caso ocorrerá no plenário do TSE em 4 de fevereiro de 2025. Enquanto o impasse legal não é resolvido, Aroldo de Jesus, que foi reeleito presidente da câmara municipal, assumirá temporariamente a administração de Itaguaí.