ATUALIZAÇÃO às 18h16 para inclusão de posicionamento do MetrôRio
A Prefeitura do Rio pediu apoio à nova secretária estadual de Transportes, Priscila Sakalem, para a instalação dos validadores do Jaé no metrô. A titular da pasta municipal de Transportes, Maína Celidonio, encaminhou o ofício nesta quarta-feira (16).
No documento, Celidonio reclama que a concessionária MetrôRio não deu retorno sobre as solicitações encaminhadas pela secretaria municipal. No ofício, a secretária destaca que a instalação do Jaé tem como objetivo garantir a continuidade da integração tarifária entre o modal metroviário e os demais modais sob gestão municipal.
“Tal ausência de definição compromete diretamente a operacionalização da integração entre os modais, podendo levar à interrupção do benefício tarifário aos usuários a partir do dia 2 de agosto de 2025, quando terá início a operação exclusiva da concessionária ‘Jaé’ nos modos de transporte municipais”, escreveu Celidonio.
Dessa forma, a pasta municipal pediu apoio do governo estadual para intervir junto ao MetrôRio, no sentido de viabilizar a instalação dos validadores do sistema Jaé, além de esclarecer se há, por parte do estado, qualquer impedimento contratual ou jurídico que impeça a implementação.
O TEMPO REAL perguntou ao MetrôRio sobre o tema. A concessionária informou que aguarda as orientações do governo do estado sobre como se dará a integração entre o novo sistema municipal e o sistema estadual de bilhetagem. Assim que essas condições forem definidas, a concessionária estará à disposição para iniciar a implementação do novo sistema de bilhetagem municipal no metrô.
Além disso, a concessionária afirmou que entende que é fundamental que seja previamente desenvolvida, testada e divulgada solução de integração entre os sistemas para evitar qualquer perda de benefícios aos passageiros, sobretudo para aqueles que utilizam a Tarifa Social e o Bilhete Único Intermunicipal.
Nova secretária falou sobre o Jaé ao assumir cargo
Priscila Sakalem assumiu o cargo, na semana passada, após a polêmica exoneração de seu antecessor, Washington Reis (MDB). Na última segunda-feira (14), ela afirmou que recebeu algumas missões principais do governador Cláudio Castro (PL). Uma delas é justamente a integração dos modais estaduais com o Jaé.
Em entrevista concedida à TV Globo, a secretária afirmou que “o mundo ideal” seria ter um sistema único operando em todo o estado. Ela disse, na ocasião, já estar em contato com a prefeitura.
“A garantia que nós podemos dar a população é que o bilhete único ele vai continuar valendo, e é por isso que gente tem feito sucessivas conversas com o município do Rio: para garantir que o bilhete único funcione ainda que nesse primeiro momento utilizando dois cartões até que a gente conclua a etapa que seria o mundo ideal, em que um cartão valesse para todos os modais”, afirmou.
