A Prefeitura do Rio vai promover, na próxima sexta-feira (03), das 10h às 12h, uma audiência pública sobre a concessão do Complexo de Arenas. O encontro será realizado, de forma virtual, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A ideia é esclarecer as dúvidas dos interessados em participar da consulta pública para a concessão do complexo, localizado no Parque Olímpico.
A concessão, segundo a secretaria, tem como objetivo ampliar o uso das arenas, estimular a prática esportiva, fomentar o turismo, preservar a memória e valorizar o legado olímpico da cidade. O projeto abrange a Arena Carioca 1, o Centro Olímpico de Tênis e o Velódromo — que abriga o novo Museu Rio Olímpico.
“Nós queremos continuar dando dinamismo à economia da cidade, mantendo os equipamentos com sua função social e em bom estado. Isso ajuda a movimentar a economia e a gerar emprego e renda. A iniciativa privada, nesse sentido, é parceira, pois permite que haja investimento e desenvolvimento econômico sustentado”, avaliou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
Parceiro privado ficará responsável pela agenda de eventos das arenas
O parceiro privado que assumir a concessão será responsável pela manutenção do complexo, pela operação do Museu e pela gestão da agenda de eventos das arenas. Além disso, deverá garantir ao município o uso gratuito do Velódromo, onde são realizadas atividades esportivas do programa Vila Olímpica. Em contrapartida, terá direito à exploração comercial da área concedida.
A modelagem prevê que a concessão gere cerca de R$ 14 milhões por ano em receitas e desonerações para o município, além de um pagamento inicial estimado em R$ 35 milhões. Além disso é prevista a destinação de recursos para iniciativas socioesportivas na Vila Olímpica.
Interessados na audiência pública devem se inscrever por meio do formulário forms.office.com/r/1SMJLjGtDc.
Já nos dias 29, 30 de setembro, e 1º de outubro, também será realizado um roadshow com empresas interessadas, com apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas sobre o processo licitatório e os detalhes da concessão. As inscrições, nesse caso, podem ser feitas até o dia 29 de setembro, por meio do formulário https://forms.office.com/r/w40CbckFwj.
Mais informações sobre a consulta pública no site da CCPar (https://www.ccpar.rio/mapa/arenas/).