Em decreto publicado na edição Diário Oficial do Município desta quarta-feira (20), o prefeito Eduardo Paes (PSD) proibiu o comércio e fornecimento de comidas e bebidas em recipientes de vidro nas praias do Rio. A lei é valida para banhistas, ambulantes, barraqueiros, entregadores e quiosques; e visa a preservação do meio ambiente e a garantia da qualidade do local.
Quiosques e outros estabelecimentos localizados nas orlas podem utilizar os recipientes de vidro em suas atividades, mas estão proibidos de fornecê-los aos clientes. Garrafas long neck, por exemplo, não podem mais ser comercializadas ali.
Entregadores também estão enquadrados nessa medida, estando vetada a entrega na faixa de areia da praia e no raio de 50 metros a partir dela. A única ressalva é para entregas realizadas para quiosques, residências e estabelecimentos comerciais localizados na orla da praia, que não estão proibidas.
A possibilidade de causar lesões físicas às pessoas e o tempo de degradação na natureza dos resíduos feitos com vidro são alguns dos argumentos que ampararam a sanção da medida. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) ficará responsável pela fiscalização.