O prefeito Eduardo Paes (PSD) e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) entregaram, neste domingo (31), no Parque do Flamengo, a nova frota da Comlurb destinada aos serviços de manejo e cuidado das árvores da cidade. Com 42 caminhões, trata-se da maior frota do país voltada a esse tipo de serviço.
Os veículos são equipados com tecnologia Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes, a mesma utilizada nos articulados do BRT. A expectativa da prefeitura é que a nova frota aumente em 30% a produtividade nos serviços de poda e remoção de galhos.
“Hoje apresentamos uma frota nova que vai permitir uma poda mais eficiente, com até 30% a mais de capacidade do que tínhamos antes. Fico muito feliz de poder entregar à população. Aos poucos, as frotas de coleta, limpeza das ruas, varrição, corte de grama e poda estão sendo totalmente renovadas na Comlurb”, afirmou Eduardo Paes.

A frota conta com 20 caminhões com lanças hidráulicas e cestos aéreos, capazes de elevar os garis até 24 metros, e 20 caminhões para transporte de galhos, com espaço interno ampliado. Dois veículos têm guindastes para remoção de tocos maiores.
Entre as novidades estão a torre giratória, que permite contornar a copa das árvores, e o sistema Auto-stab, que estabiliza os caminhões automaticamente em metade do tempo do processo manual. Os caminhões também possuem sistema de recolhimento automático das lanças hidráulicas e cestos aéreos com capacidade para dois trabalhadores, além de equipamentos como motopodas e motosserras.
Além dos caminhões, a Comlurb incorporou 164 novas motopodas e motosserras, reforçando a eficiência dos serviços. Para o presidente da Comlurb, Jorge Arraes, a iniciativa representa aumento de produtividade, segurança e rapidez no atendimento às demandas da população.
“Na prática, significa redução do prazo de atendimento pelo 1476, resposta mais rápida durante emergências, melhor planejamento e execução das atividades com mais tranquilidade. Ou seja, aumentar a frota, aumentar a produção e melhorar a qualidade do serviço”, afirmou Arraes.