A Prefeitura do Rio divulgou, nesta sexta-feira (26), o planejamento operacional para o réveillon 2026. A grande festa de virada será dividida em 13 palcos espalhados pela cidade, deve atrair cerca de 5 milhões de pessoas e trará mudanças importantes na operação de ônibus, metrô e SuperVia a partir do início da noite do dia 31 de dezembro (quarta-feira).
O plano foi apresentado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), acompanhado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e de 11 secretários municipais. O réveillon contará com mais de 70 atrações musicais, com destaque para o Palco Copacabana, que terá fogos de 12 minutos, 19 balsas e mais de 3 km de pirotecnia, com expectativa de público de 2,5 milhões de pessoas.
Funcionamento dos ônibus para o réveillon em Copacabana
Segundo a secretária de Transportes, Maína Celidonio, o esquema especial de ônibus para o réveillon de Copacabana funcionará das 18h às 21h da quarta-feira (31), com 24 linhas municipais e 11 intermunicipais. Os veículos passarão pelas avenidas Prado Júnior e Nossa Senhora de Copacabana, desembarcando na Princesa Isabel, com letreiros indicando: “RÉVEILLON COPACABANA”.
Após as 21h, com o fechamento total do bairro para ônibus e táxis, as linhas especiais passarão a operar no Terminal Enseada de Botafogo. Toda a operação será realizada nesse terminal e em pontos intermediários da Praia de Botafogo, distribuída em seis grupos de circulação. O objetivo é garantir maior fluidez no retorno dos ônibus e facilitar o abastecimento das áreas de embarque.

Funcionamento do metrô para o réveillon
O transporte pelo metrô será realizado por meio do “Passaporte Réveillon 2026”, que funciona em QR Code e tem valor de R$ 15 para ida e volta. A compra deve ser feita exclusivamente pelo site ou aplicativo do MetrôRio, pois as vendas presenciais já foram encerradas. Já a venda online vai até às 18h de quarta-feira (31), ou enquanto houver bilhetes disponíveis.
O esquema de ida do MetrôRio funcionará das 19h à meia-noite, sendo permitido o embarque somente com o passaporte especial. Cartões comuns (Giro, Riocard, Jáe) ou pagamento por aproximação não serão aceitos. Além disso, é necessário escolher um horário específico para a ida no momento da compra (ex.: 19h-20h, 20h-21h etc.).
Já o esquema de volta na quinta-feira (1º) funcionará das 00h às 05h. Ao validar o QR Code na ida, o passageiro receberá uma pulseira obrigatória para o embarque de retorno. Durante a madrugada, apenas algumas estações estarão abertas para embarque.


Funcionamento da SuperVia para o réveillon
A SuperVia também terá esquema especial na Estação Central do Brasil, que encerrará as atividades na quarta-feira (31) às 21h15 e reabrirá após a virada, na quinta-feira (1º), às 00h20. Durante a madrugada de quinta-feira (1º), o atendimento será intensificado, com trens saindo a cada 17 minutos até as 2h. Após esse horário, os intervalos passarão a ser de uma hora.
Além da Central do Brasil, a estação Maracanã funcionará durante a madrugada para atender ao evento Maravilha Rio. As demais estações estarão abertas apenas para desembarque. Para evitar filas, a SuperVia orienta a compra antecipada das passagens de ida e volta.


