A Secretaria de Transportes da Prefeitura do Rio alterou o trajeto de três linhas de ônibus e as mudanças entraram em vigor nesta segunda-feira (19). Os serviços alterados passam pelo Centro e pelas zonas Norte e Sul.
A linha 109 tem um novo ponto final e agora para no Terminal Gentileza. Antes, a linha que conecta a região a São Conrado encerrava suas viagens no Santo Cristo. Não haverá alteração na numeração e o trajeto tem mudanças pontuais para a saída do terminal.
A LECD128, criada no mês passado, sofreu uma mudança mais significativa. A linha, que ligava o Terminal Gentileza ao Leblon, tem agora o Alto Gávea como destino na Zona Sul e substitui a SV112, que circulava de maneira precária nas últimas semanas. A numeração será alterada para 162.
A última linha de ônibus com o trajeto alterado é a 456, que segue com os pontos finais no Norte Shopping e em Copacabana. A partir de hoje, no entanto, a linha passa pelo Túnel Noel Rosa e pelos bairros de Vila Isabel, Tijuca e Estácio, tanto no sentido Copacabana, como no inverso. Segundo a prefeitura, a mudança vai amenizar a situação dos usuários das linhas 432 e 433.
Novas linhas tentam diminuir transtornos causados pela crise das empresas Real e Vila Isabel
A secretaria já havia tomado uma medida parecida no mês passado, quando criou duas novas linhas e alterou o trajeto de uma terceira. As mudanças têm o objetivo de diminuir o déficit no transporte causado pela crise enfrentada pelas empresas Real Auto Ônibus e Transportes Vila Isabel. As modificações aumentam a cobertura de bairros e localidades atendidos pelas dupla.

