O prefeito interino de Itaguaí, Haroldo Jesus (PDT), anunciou, nesta sexta-feira (9), a Cedro Mineração como vencedora da concessão do terminal ITG02, parte da ampliação do parque de minério da cidade. Segundo o prefeito, a expectativa é de criação de 3 mil empregos diretos e indiretos no início das obras, em 2026, com possibilidade de empregar mais de 90% dos moradores do município.
A parceria foi oficializada com o diretor de negócios da empresa, Marcos Santarém. A aposta é que o investimento aqueça a economia local e reforce o papel de Itaguaí como polo logístico estratégico no estado.
“Nosso objetivo é transformar este grande projeto em melhorias reais na vida do cidadão de Itaguaí, gerando empregos! Sei que a questão da empregabilidade é uma discussão antiga em Itaguaí, mas, fazendo do jeito certo, buscando sempre o diálogo, o resultado será positivo para a empresa e para nossa população. Podem contar comigo. Estou empenhado nisso”, escreveu Haroldinho.
Julgamento do caso de Dr. Rubão
Haroldo está à frente da Prefeitura de Itaguaí, município da Baixada Fluminense, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) julga o caso que pode definir o futuro político de Dr. Rubão (Podemos), ex-prefeito da cidade e o mais votado na última eleição, mas impedido de assumir o cargo. O registro de candidatura de Dr. Rubão foi barrado, sob a alegação de que ele estaria tentando exercer um terceiro mandato consecutivo à frente do município.
O STF marcou para a próxima quinta-feira (15) o julgamento do caso. Nas três sessões anteriores — em 10, 23 e 24 de abril —, o processo não foi analisado por falta de tempo. A Corte deverá decidir se a substituição temporária de um prefeito, por decisão judicial, configura ou não impedimento legal para a reeleição em um segundo mandato consecutivo.