Depois de exonerar todos os secretários da gestão de Dr. Rubão (Podemos), o prefeito interino de Itaguaí, Haroldinho Jesus (PDT), iniciou a formação de seu novo secretariado nesta semana. No Diário Oficial desta segunda-feira (1º), ele nomeou os titulares das pastas de Assistência Social, Portos e Mulher, além de um mesmo interino para outras quatro secretarias.
Haroldinho, presidente da Câmara de Itaguaí, reassumiu a prefeitura na última quinta-feira (27), após mais um capítulo na “novela” envolvendo o comando do município. Isso ocorreu porque o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a liminar que havia garantido a posse de Rubão, eleito em 2024, fazendo com que ele deixasse o cargo de prefeito.
Novo secretariado de Haroldinho Jesus
Desta vez, com a caneta na mão, o interino nomeou Sammyta Zillmann Rocha Costa como secretária de Assistência Social e Girlene Godinho Rodrigues como subsecretária de Tesouraria. Já para a pasta de Portos, escolheu Ronaldo Fucci, e para a Secretaria da Mulher, Juliana Rodrigues Silva.
Além disso, Milton Valviesse Gama foi nomeado para responder interinamente por quatro secretarias: Relações Institucionais, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Licitações e Contratos. As mudanças começaram a valer a partir desta segunda-feira.
A ‘novela’ de Itaguaí começou em janeiro
Rubão assumiu a prefeitura pela primeira vez em 2020 como interino, enquanto ainda era vereador. No mesmo ano, venceu as eleições e se tornou prefeito. Em 2024, tentou a reeleição e obteve 39% dos votos, mas a eleição foi suspensa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que entendeu que ele estaria exercendo um terceiro mandato, o que é inconstitucional.
Com isso, Haroldinho assumiu o governo municipal em 1º de janeiro deste ano e permaneceu no cargo até junho, quando Rubão conseguiu a liminar. Com a revogação da decisão, Haroldinho retorna à prefeitura até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida se haverá novas eleições em Itaguaí.



