Um prédio de oito andares no Pechincha, na Zona Sudoeste, que estava abandonado, começou a ser demolido nesta terça-feira (06). A derrubada da estrutura estava agendada para acontecer em 2023, mas foi interrompida por uma decisão liminar, solicitada pelo proprietário do prédio. Além de inacabado, o imóvel era irregular por descumprir normas da região
Desde 2023, segundo relatos de moradores e apuração da Prefeitura do Rio, o espaço estava abandonado e era ocupado apenas por pessoas em situação de rua. Um novo laudo da Defesa Civil reconheceu que o edifício tinha riscos de desabamento. A liminar foi derrubada e agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Subprefeitura de Jacarepaguá foram ao local para iniciar a demolição.
O prédio fica na Avenida Geremário Dantas, 1069, próximo à Freguesia, e, antes de ter as obras paralisadas, estava sendo construído para sediar 24 salas comerciais. A construção não segue o padrão estabelecido legalmente para a região, que só permite edifícios de até três andares. Eles podem chegar a cinco pavimentos, mas apenas mediante pagamento de mais-valia.
A demolição deve continuar ao longo dos próximos dias, segundo a Seop.

