A certificação Bandeira Azul, um dos mais prestigiados reconhecimentos internacionais para destinos turísticos costeiros, corre o risco de ser retirada de algumas praias da Região dos Lagos devido ao não cumprimento dos critérios do programa. Em outubro do ano passado, 12 praias do estado do Rio foram premiadas com o selo.
As principais denúncias envolvem as praias de Azeda, Tucuns e Forno, em Armação de Búzios, que já tiveram o selo suspenso pelo Júri internacional da Bandeira Azul devido a irregularidades.
A suspensão da Praia da Azeda foi motivada por problemas na qualidade da água, enquanto nas praias de Tucuns e Forno, o motivo foi a falta de guarda-vidas. Para essas últimas, o município tem um prazo de até 10 dias para comprovar a contratação da equipe e dos equipamentos.
Na Região dos Lagos, oito praias receberam a certificação, mas ambientalistas e especialistas apontam que outras não estariam atendendo aos critérios da Bandeira Azul, especialmente no que diz respeito à qualidade da água e à gestão ambiental.
Até o momento, não foram detectadas irregularidades em outras praias, mas as investigações seguem em andamento. Uma das poucas praias da região que não corre risco de perder o selo é a Praia do Peró, em Cabo Frio, que, segundo informações, continua atendendo aos padrões exigidos pela certificação.
A Prefeitura de Búzios foi procurada, mas ainda não se posicionou oficialmente sobre as suspensões. O espaço continua aberto.
Lista completa das praias do Rio que receberam o selo:
- Praia Lagunar Caiçara, Arraial do Cabo
- Praia de Tucuns, Armação de Búzios
- Praia do Forno, Armação de Búzios
- Praia da Azeda e Azedinha, Armação de Búzios
- Praia do Peró, Cabo Frio
- Praia de Ubás, Iguaba Grande
- Praia do Sossego, Niterói
- Praia de Grumari, Rio de Janeiro
- Praia da Reserva, Rio de Janeiro
- Prainha, Rio de Janeiro
- Praia das Pedras de Sapatiba, São Pedro da Aldeia
- Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema