Um posto de combustíveis da rede Ipiranga, localizado na subida da Serra da Grota Funda, Zona Oeste do Rio, foi interditado cautelarmente após fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Carioca). A ação, registrada em vídeo e divulgada nas redes sociais pelo secretário João Vitor Pires, identificou desvio na quantidade de combustível entregue ao consumidor.
Segundo o Procon Carioca, o posto fica na Avenida das Américas nº 46.673 e já era alvo de denúncias de consumidores. Durante a fiscalização, o secretário constatou um desvio na quantidade de combustível entregue, com diferença de mais de 2,4 litros a cada 22 litros abastecidos.
Interrupção repentina das bombas durante fiscalização levanta suspeita e posto é penalizado
Após a confirmação do problema, uma nova aferição foi iniciada, mas uma das bombas teve seu funcionamento interrompido no meio do teste, o que levou à interdição cautelar de todo o estabelecimento.
Com isso, as bombas foram lacradas, e o posto só poderá retomar as atividades após perícia técnica nas placas eletrônicas realizada por órgãos competentes, como o Instituto de Pesos e Medidas do Imetro.
“Nosso carrinho misterioso passou aqui e pegou 2,4 litros de desvio. Hoje, na primeira aferição, deu exatamente a mesma coisa. E, do nada, a bomba para de funcionar no meio do segundo teste”, afirmou o secretário municipal do Procon.
Segundo João Vitor Pires, se a perícia não comprovar a regularidade do equipamento, o posto seguirá interditado e estará sujeito às sanções previstas em lei.

