Dois postos de gasolina nos bairros de Cascadura e Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, foram fiscalizados nesta quarta-feira (19). Durante a operação, o posto de Cascadura foi interditado por apresentar “combustível batizado”. O dono do estabelecimento estava no local e foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos.
No endereço interditado, além do combustível fora das especificações da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), os agentes encontraram diversas infrações, que pode acarretar em prejuízo ao consumidor, como bombas baixas, ausência de extintores de incêndio, entre outros.
A operação foi um esforço conjunto da ANP, com a colaboração do Procon-RJ, Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Polícia Civil e Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (Supcca). O objetivo da ação é identificar crimes que afetam tanto os consumidores quanto a segurança ambiental.
Segundo o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, ações de grande porte como essas são extremamente importantes para garantir a qualidade dos serviços prestados aos consumidores.
“Temos recebido muitas denúncias de abusos como esses, e estamos agindo com rigor. É revoltante ver que o consumidor, que já luta para fechar as contas do mês, ainda seja enganado ao abastecer o carro ou comprar um produto. Nós não vamos permitir que o consumidor seja lesado por práticas abusivas e desonestas”, disse Gutemberg Fonseca