A 29ª edição do Trem do Samba, que todo mês de dezembro arrasta uma multidão da Central do Brasil até as rodas de samba do subúrbio, levou alguns nomes da política carioca para a folia neste último sábado (7). Entre eles, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT).
Quem também marcou presença ao lado de Freixo, foi Tarcísio Motta (PSOL), mostrando que as diferenças surgidas na última campanha já estão, aparentemente, resolvidas. Outros nomes que bateram ponto no Trem do Samba, foram o ex-presidente da Alerj e atual secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano (PT), e o vereador eleito Leonel de Esquerda (PT). Além da vereadora eleita Maíra do MST (PT), na companhia da madrinha política e deputada Marina do MST (PT) e da também deputada Verônica Lima (PT).
Representando Eduardo Paes, que dessa vez ficou de fora da festa, estava Didi Vaz (PSD), ex-subprefeito da Zona Norte, eleito vereador em outubro e o novo secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, conforme anunciado nesta segunda-feira (9). Ao seu lado, estava Joyce Trindade (PSD), ex-secretária da Mulher e vereadora eleita.
Projeto da Embratur exalta o samba como atrativo turístico
À frente da Embratur, Marcelo Freixo é o responsável pela criação da rota Caminho do Samba, que apresenta de forma gratuita as muitas relíquias de Oswaldo Cruz e Madureira aos turistas que chegam ao Rio sem muitas informações aprofundadas, sobre aquele que é justamente um dos maiores atrativos do país: o samba.
Quem vai à quadra da Portela, por exemplo, vai poder conhecer também a Casa da Tia Doca, de Candeia e até o Bar do Nozinho, onde houve o famoso encontro de Walt Disney com Paulo da Portela, que deu origem à criação do personagem Zé Carioca.