Agentes da Polícia Civil realizam, nesta quarta-feira (14), uma operação contra um núcleo operacional da facção Comando Vermelho no Rio. As ações se concentram no Complexo do Chapadão, na Zona Norte, mas as equipes também apuram ramificações entre a atividade na capital e outra “base” da facção em Teresópolis, na Região Serrana. Ao todo, os policiais cumprem 51 mandados de busca e apreensão nos dois municípios.
Investigações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) revelam que o núcleo do CV no Chapadão organiza uma rede de logística da facção, que divide as atividades por diferentes municípios para dificultar o rastreamento e o monitoramento policial. O grupo é responsável pela ocultação de bens ilícitos e pela lavagem do dinheiro obtido por meio do tráfico, segundo a Polícia.
O esquema de descentralização tem sido usado pelo CV nos últimos meses para garantir a manutenção da atividade criminosa em meio a um cenário de instabilidade no Chapadão, aponta a investigação. Recentemente, a comunidade tem sido alvo de disputas territoriais entre grupos criminosos diferentes. Para sustentar o domínio por lá, os criminosos organizaram a rede de lavagem de dinheiro entre municípios.
No Chapadão, agentes apreenderam fuzil e granadas
Em um dos endereços alvos de buscas, os policiais civis apreenderam um fuzil, granadas e grande quantidade de munição, já nas primeiras horas de operação. Dentro de um carro na comunidade, foram encontrados coletes balísticos. A operação segue em andamento na região. Não há registro de confrontos ou de prisões em flagrante.


