Agentes da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio (MPRJ) realizam, nesta quinta-feira (22), uma operação contra o furto de petróleo. Pelo menos seis pessoas foram presas na ação, que mira um esquema de desvio do combustível de dutos de petróleo da Transpetro. O prejuízo deixado pelos furtos é de mais de R$ 6 milhões.
Os policiais cumprem 13 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em pelo menos seis estados. Um dos endereços onde as buscas acontecem é uma fazenda em Guapimirim que pertence à família Garcia, ligada à contravenção no Rio. Não há mandados contra ninguém da família e a polícia não encontrou indícios de que eles tenham participação no esquema.
Criminosos fazem perfurações em dutos de petróleo no terreno
O terreno está arrendado e os atuais ocupantes da propriedade estão entre os alvos da operação, segundo informações da TV Globo. De acordo com as denúncias investigadas pelos agentes, os dutos da empresa de petróleo passam pelo interior do terreno. Lá, criminosos realizam perfurações irregulares no duto de petróleo.
Há indícios de que os desvios acontecem desde 2024, quando uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime em Guapimirim.
Além de endereços no Rio, policiais cumprem mandados em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

