Bares e restaurantes suspeitos de venderem bebidas alcoólicas adulteradas e impróprias para consumo são alvo, neste sábado (4), da Polícia Civil. Agentes cumprem 21 mandados de busca e apreensão, no Rio e na Baixada Fluminense.
A investigação começou após denúncias de consumidores que passaram mal ao ingerir bebidas em um bar na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste. A polícia chegou a um grande depósito distribuidor de bebidas em Ramos, na Zona Norte e apreendeu garrafas que serão encaminhadas para análise, para verificar possíveis irregularidades, como o uso ilegal de metanol.
Na sexta-feira (03), a operação se estendeu a bares e casas noturnas nas zonas Norte e Sul, totalizando mais de 30 estabelecimentos verificados nos últimos dias.
Subiu para 127 o número de notificações de intoxicação por metanol em todo o país e, dessas, 11 foram confirmadas, mas nenhuma intoxicação no Rio.
Ministério da Saúde reforça estoque com remédio do Japão e vacinas para tratar vítimas de bebidas adulteradas no país
O Ministério da Saúde anunciou a compra de 2.500 unidades de fomepisol do Japão, que deve chegar ao Brasil na próxima semana e 4.300 ampolas para reforçar o estoque de etanol farmacêutico usado no tratamento das pessoas intoxicadas por metanol.
O novo estoque de etanol farmacêutico será distribuído aos centros de referência em toxologia no país. Padilha disse que os dois medicamentos são eficazes e a decisão de qual usar será dos médicos, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.