A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11), uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em roubo de carros de luxo e blindados. O grupo é investigado por pelo menos 16 assaltos no Rio de Janeiro.
Até o momento, duas pessoas foram presas, uma delas alvo da ação. Agentes cumprem seis mandados de prisão nos bairros do Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Como agiam os criminosos
Segundo a polícia, a quadrilha atuava principalmente nas regiões da Grande Tijuca e Grande Jacarepaguá. As investigações revelaram um modus operandi audacioso: os criminosos simulavam um acidente leve de trânsito. Um deles batia com uma moto no retrovisor direito do carro da vítima e fugia em seguida.
Quando o motorista descia para verificar o suposto dano, uma segunda moto se aproximava com homens armados. Eles rendiam a vítima com violência e levavam o veículo.
A polícia descobriu que, logo após o roubo, os automóveis eram levados para galpões em Queimados, na Baixada, onde as placas eram trocadas ou o carro era separado por peças.
Operação Torniquete
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade.
Desde setembro de 2024, já são mais de 540 presos, além de veículos e cargas recuperados, avaliados em cerca de R$ 38 milhões. As ações incluem ainda o bloqueio de mais de R$ 70 milhões em bens e valores.