A Secretaria estadual de Polícia Militar determinou, nesta quarta-feira (24), que agentes intensifiquem abordagens a motociclistas que desembarcam e não tiram o capacete. A medida atende a um desejo do secretário, coronel Marcelo de Menezes, que vinha buscando formas para viabilizar a norma.
A determinação foi publicada no boletim interno da corporação. Na normativa, a PM destaca o crescente número de criminosos que roubam usando motos, além daqueles que se disfarçam de entregadores de aplicativo para cometerem crimes e o alto número de motos roubadas e furtadas no Rio.
Dessa forma, os agentes são orientados a solicitar que os motociclistas retirem o capacete para que as equipes verifiquem se existe mandado de prisão em aberto e a situação regular do veículo.
Nos últimos dias, o coronel Menezes consultou o jurídico da PM para saber se seria possível baixar a norma. O secretário demonstrou preocupação com motociclistas que escondem os rostos e inviabilizam o reconhecimento, o que facilitaria o cometimento de crimes.