O Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Rio de Janeiro cresceu 1,8% no segundo trimestre de 2025. O dado é de uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que projeta um crescimento de 3,3% para a economia fluminense em 2025 caso os índices sigam a tendência dos meses anteriores. Caso a projeção se confirme, será o quinto ano consecutivo de aumento superior à média nacional para o PIB do Rio.
A pesquisa indica que a atividade industrial no Rio é responsável por boa parte do acréscimo no PIB. A indústria fluminense avançou 5,6%, de acordo com o levantamento. Nesse setor, o destaque é a atividade extrativa, que também cresceu e é responsável por cerca de 75% do PIB industrial do estado. Especialistas da Firjan creditam esse “boom” aos resultados da produção das plataformas nos campos de Búzios, Marlim e Voador.
“A expansão da indústria extrativa foi impulsionada principalmente pela evolução da produção das plataformas nos campos de Búzios, Marlim e Voador, além do início da produção da plataforma Alexandre de Gusmão, no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Campos”, destacou Jonathas Goulart, economista-chefe da Firjan.
O economista também reforça que os dados da Firjan consideram, ainda, alguns impasses para o crescimento da economia fluminense, ligados, em geral, a questões macroeconômicas como barreiras tarifárias elevadas nas relações internacionais e ajustes fiscais nacionais baseados em receitas que dependem de aprovação no Congresso.
“Essa rigidez orçamentária reduz a margem para investimentos públicos e dificulta a absorção de choques, mantendo condições financeiras apertadas”, destaca Goulart.