Após as delícias da ceia de Natal e estourar o champanhe na virada do ano, o momento de festa dá lugar a um já tradicional pesadelo: as contas de janeiro. Junto com o ano novo, batem à porta velhos conhecidos como o IPTU, IPVA, material e matrícula escolares, além de água, luz, gás e telefone, que acompanham as famílias brasileiras o ano todo.
Entertanto, o pesadelo pode ficar ainda mais aterrorizante. Como se já não bastassem os gastos maiores do que nos demais meses, ainda há os temidos golpes. Criminosos mal intencionados costumam aproveitar o momento de tensão, com tantas contas empilhadas, para fisgar suas vítimas.
João Pires, secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão ao qual está ligado o Procon Carioca, faz um alerta às famílias neste período. Ele afirma que a população deve administrar as contas com o máximo de cautela, ainda mais se tratando de um período em que os gastos são maiores.
“As contas de janeiro representam um pesadelo para muitas das famílias. É um mês em que a gente costuma ter despesas que a não temos no resto do ano, como matrículas em escola, material escolar, entre outras. O que a gente recomenda é que as famílias tenham muita cautela nesse momento”, afirmou.
Golpes mais comuns
O secretário explicou quais são os tipos de golpes mais comuns nesta época do ano. Os principais são de falsos descontos e parcelamentos. Criminosos, se passando por empresas ou concessionárias, oferecem condições excepcionais de pagamento, mas o dinheiro acaba caindo nas mãos das quadrilhas.
“Principalmente golpes de descontos e parcelamentos extraordinários. É preciso verificar com cautela a veracidade dessas propostas e ofertas até mesmo de ganho de dinheiro fácil. Em um período de aperto, a gente acaba ficando mais vulnerável a cair nesses golpes”, acrescentou.
Por fim, Pires dá outras orientações aos consumidores. O secretário destaca que o principal ponto é priorizar despesas essenciais como, por exemplo, água, luz, e alimentação. Além disso, é possível acionar o Procon Carioca pelo site oficial proconcarioca.prefeitura.rio; há ainda a Central 1746; o Instagram @proconcariocaoficial; além do Facebook e X (antigo Twitter) @proconcarioca.