Mesquita voltou a fazer bonito na pontuação final do ICMS Ecológico do Estado do Rio de Janeiro. Ao alcançar 3,48 pontos, a cidade da Baixada foi, pelo quarto ano seguido, a mais bem colocada de toda a Região Metropolitana no índice que mede a qualidade da preservação ambiental dos 92 municípios fluminenses.
Em todo o estado, Mesquita ficou atrás apenas de cidades do interior, como Silva Jardim, Rio Claro e Cachoeiras de Macacu. A capital, por sua vez, alcançou 0,89 pontos, enquanto Niterói ficou com 2,63.
Instituído em 2009, o ICMS Ecológico visa a premiar os municípios que cuidarem melhor de seus respectivos biomas. A verba distribuída pelo governo do estado privilegia aqueles que se destacam numa série de itens de preservação ambiental, desde coleta de lixo até destinação final de resíduos sólidos.
Quanto mais pontos na classificação obtiverem, maior a fatia do bolo. Este ano, sairão dos cofres do governo cerca de R$ 240 milhões para este fim. Mesquita deve abocanhar cerca de R$ 8,7 milhões.