No domingo (23), a praia de Copacabana recebe a 30ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+. O evento vai acontecer na Avenida Atlântica e tem concentração marcada para às 11h, no Posto 5. Diante da grande movimentação de público, a Prefeitura montou um esquema especial de trânsito, segurança e limpeza para o final de semana.
As linhas de ônibus que circulam pela Avenida Atlântica no sentido Ipanema serão desviadas pela Rua Barata Ribeiro. As linhas que também trafegam pela orla serão desviadas pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Além dos bloqueios habituais para a área de lazer dos domingos, a CET-Rio iniciará as interdições no bairro às 21h de sábado (22). A desobstrução da Avenida Atlântica deve ocorrer até às 23h de domingo após os serviços de limpeza por parte da Comlurb. Por determinação das forças de segurança, a Rua Figueiredo de Magalhães, entre a Avenida Atlântica e a Rua Joseph Bloch, será interditada das 5h do domingo às 2h de segunda-feira (24/11). O Corte do Cantagalo e a Lagoa Rodrigo de Freitas são as alternativas indicadas para os veículos que trafegam de Copacabana para o bairro do Humaitá.
Outras forças vão atuar em Copacabana no domingo
Além dos agentes de trânsito, a Prefeitura disponibilizará terá outros órgãos trabalhando na realização do evento. Funcionários da Secretaria de Saúde do Rio (SMS) estarão presentes no evento com a VanBora, o serviço itinerante com serviços como prescrição de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), e uma tenda de apoio com promoção de saúde. Também haverá aplicação de vacinas no local das 9h às 14h.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal vão atuar com aproximadamente 500 agentes com foco nas fiscalizações de ordenamento urbano e patrulhamento preventivo. A Comlurb terá 290 garis que atuarão antes, durante e após o evento.

