A cidade de cerca de 100 mil habitantes da Região do Lagos, conhecida mundialmente pelos campeonatos de surfe, faz parte agora (veja só!)…das discussões que envolvem o G20. Mostrando que tem mais que boas ondas a oferecer, Saquarema entra para o hall de cidades do país que estão colaborando para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com o projeto Saquarema 2030 — cujo objetivo é usar os royalties de petróleo para fortalecer questões de ESG — a cidade é uma das finalistas do Desafio dos ODS, promovido pela ONU Habitat, junto ao governo do estado do Rio.
O projeto é uma estratégia em andamento da cidade com Agenda 2030 da ONU e foi desenvolvido a partir do compromisso da prefeitura de estruturar o desenvolvimento sustentável da cidade e o investimento dos royalties de forma responsável, garantindo um futuro justo e alinhado aos 17 ODS.
Desde 2023, em busca de espaço no G20
O Saquarema 2030 foi lançado em 2023 a partir da criação de um escritório de projetos em que todas as secretarias passaram a trabalhar de forma coordenada na elaboração e implementação das políticas públicas.
Desde então, mais de mil servidores já foram capacitados nos temas da Agenda 2030 para pensar ações transversais na cidade. Dessas experiências surgiram projetos colaborativos com outras cidades e com secretarias estaduais que tiraram do papel projetos como a estratégia para ter praias eleitas pelo programa Bandeira Azul, programa Geosaqua, que foca a preservação de mares e restingas, entre outros.