Sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Palácio Tiradentes, no Centro, realiza uma visita teatralizada especial para fechar o mês de Consciência Negra. Heróis negros da história nacional são tema do evento gratuito, que acontece na próxima sexta-feira (28) em seis sessões.
Na visita teatralizada, moradores, turistas e alunos de escolas inscritas vão percorrer as salas do Palácio tendo como “guias” algumas das principais figuras da história do país. Atores caracterizados encenam as histórias de figuras como João Cândido, líder da Revolta da Chibata; Antonieta de Barros, primeira mulher negra a ser eleita deputada no país; Machado de Assis, importante autor da literatura brasileira; Timótheo da Costa, artista responsável pelas pinturas em afresco do teto do Salão Nobre do Palácio Tiradentes; José do Patrocínio, um dos mais importantes líderes abolicionistas e republicanos do Brasil; e Almerinda Gama, uma das principais vozes do movimento feminino no início do século XX.
A distribuição de senhas será realizada na entrada principal do Palácio Tiradentes, que fica na Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV. O espetáculo é de classificação livre e dura cerca de 40 minutos. Informações e agendamentos, seja de visitantes ou de escolas, podem ser feitos pelo e-mail cultura@alerj.rj.gov.br.

