Exonerado há dois meses, o ex-secretário de estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, está de volta. Ele foi nomeado, nesta terça-feira (25), assessor chefe de Integração e Políticas de Segurança Pública do Gabinete do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
Henrique volta a trabalhar na Prefeitura do Rio, onde esteve até assumir a secretaria, em agosto de 2021. O moço era, na época, subsecretário de Operações da Secretaria de Ordem Pública, mas também foi diretor de segurança na intervenção no BRT, de janeiro a julho de 2019.
O coronel da PM é casado com Talita Galhardo, a ex-subprefeita de Jacarepaguá que pediu demissão depois de ser publicamente destratada por Paes em uma inauguração. O prefeito pediu desculpas, também publicamente, à sua ex-colaboradora — que agora é candidata a vereadora pelo PSDB, partido que não está na aliança pela sua reeleição.
A saída de Henrique da Secretaria da PM, em abril deste ano, esteve de longe de ser amistosa. A treta chegou a provocar uma crise no governo estadual. Isto porque o secretário de Segurança, Victor Santos, abriu um processo administrativo pedindo a exoneração do coronel. Henrique soube pela imprensa que seria demitido.
Henrique foi substituído pelo coronel Marcelo Menezes de Nogueira na Secretaria da PM. Na posse do sucessor, houve climão. O ex-secretário até cumprimentou o governador Cláudio Castro (PL), mas passou direto por Victor Santos. O secretário de Segurança, em seu discurso, pediu desculpas, mas, aparentemente, de nada adiantou.