Deu no Diário Oficial: Manoel Carlos, o autor de novelas que mostrou ao mundo todos os encantos (reais e imaginários) do Leblon, agora é nome de praça no bairro mais chique — e caro — do Rio.
O decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD), publicado nesta terça-feira (13), dá o nome do autor à praça, frequentada pelas Helenas e outras personagens da Zona Sul do Rio, na Avenida Bartolomeu Mitre, entre as ruas Juquiá e Desembargador Alfredo Russel.
O autor morreu no último sábado (10), aos 92 anos.
Maneco, como o novelista era conhecido, nasceu em São Paulo, em 1933, mas sempre se considerou carioca de coração. Mostrava esse amor nas novelas que tinham o Rio como paisagem — e o cotidiano do Leblon, bairro que tornou famoso no Brasil e no exterior, como pano de fundo.
Filha de Manoel Carlos lembra grande ligação do autor com o bairro
Se as suas protagonistas mulheres de nome Helena, foram vividas por grandes e variadas atrizes como Lílian Lemmertz, Regina Duarte, Vera Fischer, Christiane Torloni e Taís Araújo, o cenário foi sempre o mesmo.
“O Leblon, com certeza, é uma grande parte da construção do universo Manoel Carlos, que foi o primeiro autor da teledramaturgia brasileira responsável pela mudança de posicionamento de um bairro”, diz a atriz e diretora Júlia Almeida, filha do novelista, que assina um documentário sobre o pai.


