O Centro Municipal de Saúde Dom Helder Câmara, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, desativou o grupo de fisioterapia que funcionava na unidade. Com a decisão, cerca de 20 pacientes — com idades entre 50 e 93 anos — ficaram sem atendimento e também não há previsão de encaminhamento para outro local.
Segundo os pacientes, não houve qualquer aviso prévio sobre a suspensão do serviço, feita no último dia 16. Ao procurarem a direção do centro, foram informados apenas de que não havia mais espaço físico disponível para a realização das sessões — que aconteciam há mais de um ano.
“Eles só falaram depois que agentes de saúde entrariam em contato para nos encaminhar para outra unidade. Mas estou esperando há mais de um mês e até agora ninguém entrou em contato comigo”, contou Roni Filgueiras, de 60 anos, uma das pacientes afetadas.
O grupo de fisioterapia existia há mais de um ano. Roni fazia parte dele para aliviar dores causadas por uma hérnia de disco. Para ela, o maior impacto da desativação é o prejuízo no tratamento de longo prazo.
“Com os exercícios, a gente recupera mobilidade e autonomia. Isso foi uma falta de respeito com os pacientes. Quando você interrompe o serviço, é um retrocesso no tratamento de mais de um ano”, lamentou.
A Secretaria municipal de Saúde negou que o grupo de fisioterapia tenha sido desativado e informou que “a unidade está com processo de contratação de novo profissional em curso para a retomada do serviço”.
O dona prefeitura como pode subjulgar o povo que necessita desse atendimento , qual a alternativa viável pra essas pessoas que já sofrem por não ter saúde qual a alternativa que eles tem ou que a prefeitura pode oferecer pra amenizar o sofrimento dessas pessoas já tão castigada pelo sistema público ????