Operações feitas pelas Policias Militar e Civil fecharam diversas unidades de saúde, escolas e deixaram mais de mil alunos sem aula nas Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (09).
No Complexo da Maré, na Zona Norte, foram fechadas 35 escolas municipais e outras duas da rede estadual — onde estudam cerca de 900 alunos, em decorrência de confronto entre policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e bandidos. Dois suspeitos foram baleados e encaminhados ao Hospital Federal de Bonsucesso. Foram apreendidos um fuzil, duas pistolas e drogas.
Na região, duas clínicas da família, a Adib Jatene e a Augusto Boal, e também o Centro Municipal de Saúde Vila do João tiveram seu fucionamento suspenso. A Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva suspendeu as atividades externas, como visitas domiciliares.
O confronto assustou, mas não surpreendeu os moradores da Maré, que se manifestaram nas redes sociais sobre mais uma manhã de violência na comunidade: “Uma das piores coisas da vida é acordar no susto por conta de tiro, misericórdia! A alma demora para voltar mesmo com você acordada”, afirmou um residente; “Acordei no susto ao som de muitos tiros aqui no Pinheiro. Cuidado quem for ter que sair para trabalhar agora”, alertou outro.
Já na Vila Aliança, na Zona Oeste, a operação feita por agentes da Polícia Civil — da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de outras unidades especializadas — em apoio à Polícia Civil de São Paulo, suspendeu o funcionamento de oito escolas municipais e do Centro Municipal de Saúde Dr. Eithel Pinheiro de Oliveira Lima.
Outras unidades de saúde, como a Clínica da Família Sonia Maria Ferreira Machado e o CMS Waldyr Franco suspenderam as atividades externas, como as visitas domiciliares. Moradores da Vila Aliança relatam que bandidos atearam fogo em barricadas, o que afetou a circulação das linhas 926 (Senador Camará x Penha), 389 (Vila Aliança x Candelária) e 371 (Campo Grande x Marechal Hermes), que tiveram suas rotas alteradas.
Na Cidade de Deus, na mesma região, os agentes do 18º BPM (Jacarépagua) realizaram uma operação para coibir a movimentação dos criminosos no local, além do roubo de veículos e a remoção de barricadas. No bairro, cinco escolas municipais não funcionam nesta quinta. O Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e as clínicas da família José Neves e Lourival Francisco de Oliveira suspenderam as atividades externas, como as visitas domiciliares. Não há informações sobre prisões ou apreensões