O estado do Rio teve nove das 10 temperaturas mais altas registradas no Brasil nesta segunda-feira (12), dia mais quente do ano até agora. Apesar de concentrar seis dos pontos mais quentes do país, a capital não ficou no topo da lista de calor; o município de Seropédica, na Baixada Fluminense, superou os termômetros cariocas e chegou a registrar 41°C, maior temperatura do país na data.
O “top 3” de locais mais quentes do Brasil também teve a Vila Militar, na Zona Oeste do Rio, com 40,8°C, e Niterói, que registrou 40,5°C. O único lugar fora do Rio a ultrapassar os 38°C foi a cidade de Picos, no Piauí. As informações são do Instituto de Meteorologia (Inmet). Confira a lista das dez maiores temperaturas:
- Seropédica (RJ), com 41°C;
- Vila Militar, no Rio (RJ), com 40,8°C;
- Niterói (RJ), com 40,5°C;
- Marambaia, no Rio, com 40°C;
- Xerém, em Duque de Caxias (RJ), com 38,8°C;
- Galeão, no Rio, com 38,6°C;
- Santa Cruz, no Rio, com 38,6°C;
- Jacarepaguá, no Rio, com 38,4°C;
- Picos (PI), com 38,1°C;
- Silva Jardim (RJ), com 37,1°C.
Rio segue no nível 3 de calor nesta terça (13)
O calor da segunda (12) continuou na manhã desta terça (13) e a tendência é que o dia siga quente. A Prefeitura do Rio manteve a cidade no nível de calor 3. Segundo o Centro de Operações (COR-Rio), o nível do protocolo de calor não mudou o estágio operacional da cidade, que segue no Estágio 1.
Apesar da temperatura alta, o dia não necessariamente vai superar o anterior. Segundo o Sistema Alerta Rio, em função da atuação de áreas de instabilidade associadas ao calor, a previsão é de algumas pancadas de chuva no final do dia. A temperatura para o dia tem mínima prevista de 22°C e máxima de 39°C.

