O governo do estado anunciou, nesta quinta-feira (10), a retomada imediata das obras do metrô Gávea. A nova previsão de conclusão é para daqui a três anos — se não houver intercorrências, segundo o governador Cláudio Castro (PL). As intervenções recomeçarão pela retirada da água presente nos túneis, que deverá durar quatro meses.
O anunciou foi feito durante evento com a presença de Castro e do secretário estadual de transportes, Washington Reis (MDB), no canteiro de obras da estação, próximo à PUC. A estação Gávea deveria fazer parte da Linha 4 do metrô (Ipanema – Barra). A data de entrega inicial do empreendimento coincidiria com as Olímpiadas de 2016.
Em setembro do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a retomada das obras. Os trabalhos estão paralisados desde 2015. O TAC pretende conciliar os interesses do estado, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas e das concessionárias.
Nesta quinta, também foi assinado o novo contrato com o Metrô Rio. A concessionária, em troca da prorrogação da concessão por mais dez anos e de sua unificação (das três linhas do metrô – 1,2 e 4 – a empresa só possui a concessão das duas primeiras), arcará com os custos da obra, cujo limite estipulado é até R$ 600 milhões. Ultrapassando esse teto, o estado assumirá o comando.
Estação de Harry Potter liga o nada ao lugar nenhum