A Câmara do Rio aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira (30), o novo “mais valerá” proposto pelo prefeito Eduardo Paes (PSD). O projeto de lei complementar, que recebeu oito emendas e ainda passará por uma segunda votação, prevê a possibilidade de ampliação de shoppings, supermercados, hipermercados, e hospitais na cidade.
Foram 35 votos favoráveis e quatro contrários. Trata-se da segunda edição do “mais valerá” somente em 2025. A medida permite que esses estabelecimentos realizem expansões em qualquer nível dos imóveis, mediante o pagamento de uma contribuição aos cofres do município.
‘Mais valerá’ também para as operações consorciadas já aprovadas pela Câmara do Rio
O projeto também estende os benefícios às operações urbanas consorciadas do Parque Olímpico, do Autódromo e de São Januário, permitindo a construção de novos shoppings, supermercados, hipermercados e hospitais nas áreas receptoras já aprovadas pela Câmara. Ou seja, principalmente na Barra e no Recreio, na Zona Sudoeste, e também na Zona Norte.
A justificativa do prefeito é que a proposta busca modernizar as regras de construção na cidade para aproveitar melhor áreas hoje subutilizadas. Segundo Paes, o Rio ainda segue um modelo antigo de urbanismo, com zonas separadas por uso (residencial, comercial etc.) e grandes vazios urbanos criados por estacionamentos e espaços ociosos.

