A Prefeitura do Rio divulgou, em coletiva nesta quarta-feira (28), detalhes da primeira fase da antecipada licitação do sistema de ônibus da cidade, que terá início na Zona Oeste. Segundo a expectativa do governo municipal, a região terá um aumento de quase 500 veículos na frota, distribuídos entre lotes estruturais e locais.
Na nova licitação, a frota da Zona Oeste será ampliada da seguinte forma: 55 novos ônibus para o lote estrutural de Campo Grande Norte, 163 para o lote local de Campo Grande Norte e 263 para o lote local de Santa Cruz, totalizando 481 veículos.
Além disso, a prefeitura anunciou o lançamento do novo modelo de ônibus básico, que prevê a renovação total da frota e um aumento de 25% no número de veículos em toda a cidade. O projeto foi apresentado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), pelo vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e pela secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
Confira a previsão de aumento da frota na fase 1:
- Campo Grande Norte (Lote estrutural):
Frota atual: 95 ônibus
Previsão após licitação: 150 ônibus - Campo Grande Norte (Lote local):
Frota atual: 37 ônibus
Previsão após licitação: 200 ônibus - Santa Cruz (Lote local):
Frota atual: 67 ônibus
Previsão após licitação: 330 ônibus
O projeto, que será dividido em quatro fases, tem como objetivo melhorar a qualidade do transporte para os 2,8 milhões de usuários diários do sistema na cidade, que atualmente conta com cerca de 4 mil ônibus, atendendo 89% da população carioca. A primeira fase será executada entre abril de 2025 e abril de 2026.