O deputado de primeiro mandato Thiago Gagliasso (PL) quase jogou pela janela a chance de indicar o uso de R$ 3 milhões do orçamento do estado para o ano que vem. Por um triz, não perdeu o prazo para apresentar as emendas impositivas a que cada um dos 70 deputados estaduais tem direito.
O prazo para apresentação de emendas se encerrou no último dia 8. Foi feita uma operação de guerra para que o moço conseguisse protocolar as suas, já à noite, no último minuto da prorrogação. Gagliasso argumentou com os colegas que o funcionário de seu gabinete encarregado de formalizar a apresentação dos textos “teve um problema pessoal”. Na bolsa de apostas do Largo da Carioca, a maioria das fichas está no fato de a turma do gabinete do colega do PL andar “meio avoada” mesmo.
Todas as emendas apresentadas pelos deputados são revisadas pela equipe técnica da Alerj e publicadas no Diário Oficial do Legislativo, com autor, beneficiário e objetos definidos. A Comissão de Orçamento votará um parecer sobre as emendas no dia 3 de dezembro, e o plenário apreciará os textos com as emendas incorporadas pela comissão no dia 10 de dezembro.