O Governo Federal vai iniciar em Niterói o programa de expansão da rede de atendimento oncológico do SUS para unidades de saúde da rede privada. O primeiro hospital particular a receber o programa será o Hospital e Maternidade São Francisco, que fica em Niterói. Nesta sexta (31), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), se reuniu com o prefeito Rodrigo Neves (PDT) para firmar o acordo.
A parceria faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, que foi sancionado em outubro pelo presidente Lula (PT) e prevê medidas de integração entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e hospitais privados e filantrópicos para diminuir a fila por serviços de média e alta complexidade. As unidades participantes poderão pagar dívidas com a União, vencidas ou a vencer, através da prestação do atendimento especializado para o SUS.
O foco do atendimento nas unidades parceiras será em serviços de oncologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.
Hospital em Niterói deve começar a receber pacientes em novembro
A previsão é de que o hospital em Niterói comece a receber pacientes do SUS para atendimento já nesta primeira semana de novembro. Na primeira fase da parceria, a unidade realiza 204 cirurgias oncológicas. Até então, a unidade de saúde nunca havia atendido o SUS.
A parceria foi viabilizada pela Prefeitura de Niterói. Na reunião com Padilha, Rodrigo Neves também alinhou detalhes sobre outra parceria com o ministro: o Super Centro de Referência em Diagnóstico por Imagem, que estava previsto para inaugurar neste mês. Segundo Neves, a unidade de exames de imagem deve ser inaugurada em março do ano que vem. As obras são feitas em parceria com o Governo Federal.

