A Prefeitura de Niterói autorizou, nesta terça-feira (03), o início das obras de revitalização da Alameda São Boaventura, via de quase 3 km que liga a Zona Norte do município ao Centro e à Ponte Rio-Niterói. As obras vão custar R$ 172,4 milhões e têm prazo de dois anos.
A reforma inclui a requalificação das calçadas e do corredor para ônibus que cruza a via, além da implantação de uma ciclovia ao longo da Alameda e obras de drenagem para combater alagamentos. Os cruzamentos da via também vão passar por uma remodelação e, por isso, toda a sinalização da via será trocada para atender às mudanças.
Uma das metas do projeto é aterrar a fiação de telefonia e internet da via, que fica no bairro Fonseca. Segundo o prefeito Rodrigo Neves (PDT), o objetivo é diminuir a poluição visual no bairro. Fios de alta tensão não serão aterrados.
Projeto prevê nova praça e corredor de árvores na Alameda
Outra mudança prevista pelo projeto assinado pela prefeitura inclui a implantação de um “corredor verde” ao longo da via. Nos arredores do corredor viário, a prefeitura pretende plantar dezenas de novas espécies de árvores.
Por fim, no final da Alameda, o projeto prevê a criação de uma nova praça, na altura do Ponto Cem Réis, embaixo do viaduto de acesso à Ponte Rio-Niterói. O espaço vai contar com quadra poliesportiva e equipamentos de recreação.
Reforma chegou a ser anunciada durante gestão anterior, mas precisou de novos estudos
A reforma da Alameda São Boaventura é estudada pela prefeitura há alguns anos e chegou a ser anunciada para ser feita até 2024, ano em que a cidade completou 450 anos. Na época, o projeto tinha orçamento previsto em R$ 136 milhões.
Segundo a gestão do então prefeito Axel Grael (PDT), o orçamento apresentado pela concessionária de energia Enel para fazer a recolocação de postes ultrapassou o previsto e novos estudos precisaram ser feitos para reforma.


