O verão é a estação com a cara das férias, da praia e das atividades ao ar livre. No entanto, o período também traz consigo uma série de preocupações para a saúde. Uma delas, é justamente, os riscos que a exposição excessiva ao sol pode trazer para a pele. Nesse sentido, o protetor solar vira o maior aliado — não só dessa estação, mas um amigo para todas as horas.
O filtro solar ajuda a proteger a pele dos raios ultravioleta (UV), que podem causar queimaduras solares, envelhecimento precoce e até aumentar o risco de câncer de pele. No entanto, ele também é capaz de proteger contra a luz visível presente nas lâmpadas comuns e telas de celulares e computadores.
Por isso, a dermatologista Patrícia Gurgel alerta que, mesmo em dias nublados ou durante o inverno, o uso de protetor solar é recomendado, sobretudo ao ficar por um longo tempo em ambiente externo. Também aconselha o uso de roupas com proteção UV, assim como chapéu e óculos.
“Para uma proteção eficaz, recomenda-se aplicar o protetor solar generosamente e com frequência, especialmente após nadar ou suar. É importante escolher um produto com amplo espectro de proteção (contra raios UVA e UVB) e um índice de proteção solar (FPS) adequado ao seu tipo de pele e ao ambiente em que você estará” diz a profissional.
Além do uso do protetor solar ser fundamental para proteção contra a radiação UV, é importante estar ciente dos ingredientes e fazer escolhas informadas sobre os produtos que você utiliza. A dermatologista destaca a importância de ler os rótulos dos produtos e escolher marcas que priorizam a segurança e a transparência em relação aos ingredientes. Além de consultar um profissional, para ajudar na escolha do produto mais adequado para cada pele.