A guerra do prefeito de Belford Roxo e presidente estadual do Republicanos, Wagner Carneiro, o Waguinho, com o governo do estado, ganha contornos próximos do burlesco.
A Prefeitura de Belford Roxo marcou uma ação social dois quilômetros antes do RJ para Todos na cidade. Na programação da prefeitura, o chamariz era o Bolsa Família. Na do governo, um apanhado dos serviços prestados pelo estado. Ganhou o morador, que tinha oferta de benefícios para todo lado.
Waguinho não pode ouvir falar de Castro porque o Palácio Guanabara é aliado do seu agora arqui-inimigo, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Belford Roxo Márcio Canella (União). Já o governo identifica no moço uma ponta de lança da esquerda na Baixada.
Na reunião de quarta-feira, com o governador e os ministros, por exemplo, o prefeito desandou a defender o presidente Lula e o governo federal — e, claro, a criticar as ações do estado. Insistentemente. A ponto de Castro retrucar, dizendo ver um forte componente político em sua fala.
A coluna espera que os dois briguem muito — desde que a população do município continue recebendo, em dobro, por causa da disputa.