A Secretaria de Conservação do Rio decidiu retirar o monumento a Noel Rosa do Largo do Maracanã, na Zona Norte, após novos casos de vandalismo. Na manhã desta segunda-feira (21), a pasta identificou furtos e danos na escultura, que homenageia o compositor.
O conjunto reproduz uma das cenas mais icônicas do samba “Conversa de Botequim”, com Noel sentado à mesa sendo servido por um garçom. Uma cadeira vazia convida os visitantes a interagir com a obra — considerada o primeiro monumento interativo da cidade.
Desta vez, a garrafa sobre a mesa foi furtada, os pés das cadeiras foram arrancados e a mão do garçom apresenta trincas, indicando uma possível tentativa de furto. A ocorrência foi registrada na 20ª DP (Vila Isabel).

É a segunda vez neste ano que a escultura é alvo de vandalismo. Em 28 de abril, a secretaria já havia notificado a retirada dos oito adornos das cadeiras do conjunto.
Diante da recorrência dos danos, o secretário de Conservação, Diego Vaz, determinou a retirada da obra para avaliação e restauro:
“Vamos recolher o monumento para analisar quais peças precisam de reparo. Assim como fizemos com a estátua do Carlson Gracie, o carioca pode ter certeza de que essa homenagem a um compositor tão importante para a música brasileira, para o bairro de Vila Isabel e para a memória do Rio será devolvida à população”, afirmou.
A secretaria informou que já está em contato com o artista responsável para providenciar os reparos.