Enquanto o governo americano segue na guerra tarifária contra o resto do mundo, seu principal adversário comercial, a China, aproveita para intensificar sua participação em mercados globais. Esta semana, representantes da gigante do fast food Mixue Bingcheng convocaram uma reunião para debater planos de expansão e ganhar novos mercados.
Representando o Rio, estava o vereador Salvino Oliveira (PSD), que participa de um seminário sobre “smart cities”, promovido pelo governo chinês.
“Há forte interesse deles em entrar no mercado brasileiro e debatemos a possibilidade disso começar pelo Rio. É uma boa oportunidade de trazer novos negócios para a cidade e gerar empregos”, disse o vereador.
Mixue Bingcheng já é maior que Mac Donalds e Starbucks
A gigante chinesa, com 45 mil lojas em 12 países, já é maior que dois símbolos do capitalismo americano, o Mac Donalds e a Starbucks, com 40 mil unidades cada.
Em março, a Mixue Bingcheng lançou suas ações no mercado e captou quase US$ 500 milhões na maior oferta pública inicial (IPO) do ano na Bolsa de Hong Kong. Já no dia de estreia os papeis da empresa subiram mais de 40%.