A Marquês de Sapucaí vai ganhar um sistema de som totalmente aprimorado para o carnaval 2026. A Secretaria Municipal de Conservação do Rio (Seconserva) iniciou a reforma da passarela do samba, com a instalação de dez dutos transversais ao longo de toda a sua extensão.
As estruturas não apenas abrigarão os cabos de som, como também acomodarão os condutores de energia elétrica e da iluminação cênica, eliminando os cabos expostos na pista. O secretário da pasta, Diego Vaz, detalhou as mudanças na avenida.
‘Vai garantir áudio de qualidade para todos’
“A pedido da Liesa, a Prefeitura do Rio executou a intervenção estrutural na Marquês de Sapucaí, que permitirá a transformação na qualidade do som. Após concluirmos a abertura e a concretagem das canaletas, vamos recapear toda a Marquês de Sapucaí para deixá-la pronta para os ensaios técnicos e para o carnaval de 2026. As canaletas vão eliminar tanto os fios aparentes quanto a necessidade do carro de som”, explicou.
Mudanças na estrutura da Marquês de Sapucaí
Segundo a secretaria, os dutos foram construídos em valas rasas para conectar o novo sistema de som, já que o solo da Sapucaí abriga outras infraestruturas mais profundas, como redes de água e esgoto. As valas serão preenchidas com concreto armado e, posteriormente, receberão o novo asfaltamento da pista.
Após as obras, toda a avenida será recapeada para receber os ensaios técnicos do carnaval 2026


Sugiro que os engenheiros façam um nivelamento no setor da concentração na Presidente Vargas com Marquês de Sapucaí. Existe um caimento absurdo que gera um esforço nas estruturas dos carros alegóricos. O piso com decorrer dos anos fez com que gerace um disnivelamento. Em contrapartida os carros alegóricos forçam o eixo de tração exigindo mais força motriz para seguir em frente ao adentrar a pista da Marquês o piso de (massa asfáltica) desnivelamento faz um arco (caimento) no sentido Canal do Mangue.
Com a estrutura é centenária e com o passar dos após a construção do Sambodromo se faz necessário esse estudo técnico.