A Marquês de Sapucaí vai ganhar um sistema de som totalmente aprimorado para o carnaval 2026. A Secretaria Municipal de Conservação do Rio (Seconserva) iniciou a reforma da passarela do samba, com a instalação de dez dutos transversais ao longo de toda a sua extensão.
As estruturas não apenas abrigarão os cabos de som, como também acomodarão os condutores de energia elétrica e da iluminação cênica, eliminando os cabos expostos na pista. O secretário da pasta, Diego Vaz, detalhou as mudanças na avenida.
‘Vai garantir áudio de qualidade para todos’
“Demos um passo importante para aprimorar a qualidade do som do maior espetáculo da terra. Serão dez novas canaletas ao longo da Sapucaí, eliminando fios aparentes e a necessidade do carro de som. Essa mudança vai garantir áudio de qualidade para todos — do público, em qualquer altura das arquibancadas, aos desfilantes e ritmistas. Vamos eliminar falhas e tornar cada desfile ainda mais brilhante”, explicou.
Mudanças na estrutura da Marquês de Sapucaí
Segundo a secretaria, os dutos foram construídos em valas rasas para conectar o novo sistema de som, já que o solo da Sapucaí abriga outras infraestruturas mais profundas, como redes de água e esgoto. As valas serão preenchidas com concreto armado e, posteriormente, receberão o novo asfaltamento da pista.
Após as obras, toda a avenida será recapeada para receber os ensaios técnicos do carnaval 2026