O presidente Lula (PT) voltou a se posicionar sobre a operação policial nos complexos da Penha e do Alemão, que matou 121 pessoas na última terça-feira (28). Durante coletiva de imprensa com agências internacionais de notícias nesta terça (04), ele disse que a ação foi “desastrosa”, a definiu como “matança” e afirmou que vai pedir uma investigação sobre o caso.
“O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa. Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve matança”, disse Lula.
O presidente disse, ainda, que vai articular a participação de legistas da Polícia Federal (PF) nas investigações das mortes ocorridas durante a operação.
No dia da operação, Lula fez postagem sobre combate ao crime organizado
As falas aconteceram durante uma das conversas com a imprensa durante a COP30, em Belém. No dia da operação, Lula não falou diretamente sobre a atividade dos policiais no Rio, mas fez uma publicação nas redes sociais falando sobre o combate ao crime organizado.
“Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e espalhando drogas e violência pelas cidades. Precisamos de um trabalho coordenado que atinja a espinha dorsal do tráfico sem colocar policiais, crianças e famílias inocentes em risco”, escreveu.

