O Detran-RJ divulgou o cronograma anual de licenciamento de veículos para 2026. O calendário é dividido em três partes, de acordo com o final da placa de cada automóvel. Até o vencimento dessas datas, o documento do ano anterior continua válido.
Os proprietários de veículos com placas que terminam em 0, 1 e 2 são os primeiros a renovarem o licenciamento. Eles têm até o dia 31 de maio para regularizar a documentação. Para placas com finais 3, 4 e 5, o limite é 30 de junho. Por fim, quem tem placas terminadas em 6, 7, 8 e 9 deve realizar o procedimento até 31 de julho.
Licenciamento é feito de forma totalmente digital
Todo o processo é feito de forma digital. Para realizar a regularização, é necessário ter quitado o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Guia de Regularização de Taxas (GRT), que custa R$ 293,71. Além disso, o processo também exige a quitação de multas vencidas.
Após o pagamento, o Certificado de Licenciamento (CRLV-e) pode ser acessado pelo Posto Digital do Detran-RJ, pelo aplicativo “CNH do Brasil” ou pelo portal da Senatran. Vale lembrar que veículos com GNV precisam realizar a vistoria anual para realizar o licenciamento.
Para obter o documento, o usuário deve possuir cadastro no portal federal gov.br. Caso prefira a versão física, é possível solicitar a impressão do documento nos postos de vistoria do Detran-RJ.

