O Diário Oficial desta terça-feira (08) traz a exoneração, a pedido, do economista e ex-secretário estadual de Fazenda Leonardo Lobo Pires. Ele estava nomeado, desde fevereiro, assessor especial na Secretaria de Gabinete do governador.
Poucos dias antes, no finzinho de janeiro, Leonardo Lobo havia sido demitido do primeiro escalão. Para ocupar o lugar dele, Castro nomeou o cientista político Juliano Pasqual.

Leonardo Lobo é servidor de carreira
A confirmação da troca pegou os meios políticos de surpresa — embora houvesse rumores sobre a substituição, nem todo mundo apostava que a medida seria efetivada.
Leonardo Lobo é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem mestrado em Administração pelo Fundação Getúlio Vargas. Servidor federal de carreira, é analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional.
Já Pasqual, o agora responsável pelo cofre, tem graduação em Ciência Política e mestrado em Ciência Política, ambos pela Universidade de Brasília. A favor de suas novas funções, o fato de já ter atuado na equipe econômica do Distrito Federal (na gestão de Ibaneis Rocha, entre 2019 e 2020) e também como chefe de gabinete na Secretaria do Trabalho de São Paulo (2013 a 2015, na era Alckmin).