O Estado do Rio registrou o lançamento de 1.667 studios em 2023. Além disso, nos dois anos anteriores, o número de lançamentos de apartamentos compactos apresentou um crescimento de 35%, enquanto o de imóveis com quatro quartos caiu quase 40%. Os dados são do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi).
A mudança de perfil de moradia dos cariocas é causada, principalmente, pela praticidade, preços mais acessíveis e boa localização. Segundo o Secovi, esse tipo de imóvel atrai tanto estudantes e jovens profissionais, quanto aposentados.
De acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), a velocidade das vendas também impressiona: em média, 80% das unidades compactas – de 30 a 50 metros quadrados – são comercializadas ainda na fase de lançamento, sendo os preferidos pelos investidores que desejam rentabilizar com locação.
Desde 2019, o novo Código de Obras permitiu a construção de unidades menores, algo que estava proibido na cidade desde a década de 1970. Com isso, novos projetos começaram a ser desenvolvidos, especialmente em bairros da Zona Sul, onde a localização privilegiada favorece a procura por apartamentos menores.