A juíza Bianca Paes Noto, da 105ª Zona Eleitoral, em Itaguaí, determinou a imediata suspensão da divulgação de pesquisa realizada pelo Instituto Ágora para a prefeitura do município. Em sua decisão, a juíza considerou a pesquisa irregular, determinando retratação e multa de R$ 20 mil.
“Em face do exposto, determino a imediata retirada do conteúdo (…); e a proibição da veiculação da pesquisa eleitoral com o conteúdo impugnado, por qualquer meio”, determinou a juíza, em sua decisão.
De acordo com a ação protocolada pelo Damian Escritório de Advocacia, a pesquisa irregular, divulgada pelo jornal “O Dia”, excluiu o nome do atual prefeito, Rubem Vieira.
“Determino a retratação conforme requerido para que os representados promovam a divulgação de informação, indicando, objetivamente, que houve erro ao omitir o nome do candidato (…). Intimem-se os representados para que, no prazo de 24h, cumpram os comandos da presente decisão, sob pena de multa única de R$ 20 mil para cada”, completa a juíza.
Rubão diz que a Justiça agiu de forma rápida para evitar a divulgação de algo que “afronta a democracia”:
“Realizar pesquisa irregular é a única forma que eles acharam para aparecer na frente. As pesquisas que apontam nossa candidatura em primeiro são legais e seguem lá. Ninguém mandou tirar do ar”, disse o prefeito.